Páginas

14 setembro 2011

Emancipação de Alagoas em Alagoas?


Você sabia?
Sexta-feira é feriado! É, é dia 16 de setembro e é o dia em que se comemora a Emancipação Política de Alagoas. E o motivo de eu escrever esse texto é exatamente porque perguntei aos alunos da escola onde trabalho qual a justificativa de sexta ser feriado e escutei várias respostas, seguem abaixo:
Ah, tia é por que o povo não quer trabalhar;
É dia da independência de novo;
Ah!Eu não sei não;
É dia do estudante;
Dia do folclore.
Bem, as respostas variaram, mas, nenhuma chegou no dia da Emancipação Política do Estado. Isso me deixou intrigada e perguntei ao professor de Geografia e História se isso não era conteúdo a ser estudado, ele  respondeu que já havia dado essa aula, mas os alunos não prestam atenção em nenhuma aula e que toda vez que vai lecionar precisa elaborar uma estratégia de guerra e não o conteúdo.
A escola onde trabalho fica em um bairro de periferia de Arapiraca, onde recebemos várias demandas, são muitas adolescente grávidas, jovens ludibriados pelo mundo das drogas, jovens que vivenciam situações de violência em casa, jovens que só tem acesso a alimentação por meio da merenda escolar, é uma zona de risco que por imposição do governo tende a dar maior importância as avaliações estaduais e federais produzindo números sem a possibilidade de mesclar a conquista de cidadania e inclusão social por meio da escola.
Aí fico me questionando e aos demais que dizem fazer a educação desse estado, se o problema é do aluno por não absorver o conteúdo. E percebo que posso chegar a diversas conclusões. Esse ano tivemos uma greve no estado de Alagoas por aumento salarial que eu não tiro a importância de seu caráter,porém,não adianta retornar  da greve e  tratar o aluno como se ele tivesse a obrigação de acompanhar o ritmo daqueles que querem encerrar a disciplina num curto prazo.
E ainda, como um professor que reclama das condições de trabalho e salário ousa ir para escola como se fosse para uma guerra e o inimigo fosse o aluno? Oras que culpa aquele que é esquecido pelo Estado dentro uma escola que mais parece um depósito velho e cheio de cupins com banheiros que já passam de ser interditados tem nessa história?
Muitos desses alunos não vivem, sobrevivem a falta de Política Pública Estadual sob responsabilidade do Governador Teotônio Vilela, que não garante emprego e renda para os pais desses adolescentes e muito menos para eles mesmos no futuro, o transporte escolar destes é velho e superlotado, jovens entre 12 e 16 já falam que é melhor ser traficante que estudar, visto que não garante renda ,já o tráfico sim.
Que inocência a minha, querer que esses jovens saibam que o 16 de setembro é o dia da Emancipação Política de Alagoas ,se nem ao menos ouviram falar que um dia serão emancipados do jogo político praticado por aqui onde o correto mesmo é aprender a cortar cana para os que dominam a política desde muito antes de eu nascer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.E eu sou dos que compartilham da opinião de que a culpa dos piores índices educacionais no estado de Alagoas é dos usineiros.