A palavra arte possui diversos conceitos,tratando-se da transformação da matéria bruta pelo homem,pode assumir uma forma de produção quando desenvolvida pela procura do útil,ou sob forma de expressão desenvolvida pela procura do belo.Vale ressaltar que quando a palavra arte é citada nesse texto,pode ser entendidada como nos fala Aristóteles;arte mecânica,técnica,arte de fazer ou simples ofício.
Deve-se fazer uma distinção entre molde,que é forma;e padrão que significa regularidade.Através do molde se produz objetos iguais ou cópias,sem originalidade.
O estilo do artesão empresta originalidade a seus objetos,já o padrão é a marca de um determinado grupo.
A escolha do lugar de trabalho artesanal do ofício ou especialidade é ditado pelo material adequado a transformação e abundância no lugar.Falando necessariamente de rercursos naturais.
O artesanato foi o primeiro objeto feito pelo homem.Isso exatamenteno período neolítico(6.000 a.C.).No Brasil ,pesquisas permitem indentificar uma indústria lítica e fabricação de cerâmica por etnias de tradição nordestina que viveram no sudeste do Piauí no mesmo período.
A partir do século XI,o artesanato concentrou-se em espaços conhecidos como oficinas,onde os aprendizes viviam com o mestre-artesão,detentor de todo o conhecimento técnico.
Com a Revolução Industrial,muitos teóricos do século XIX,à exemplo de Karl Marx observaram e criticaram a desvalorização do artesanato pela macanização,desvalorização essa que até hoje século XXI massacra a bela e lutadora classe de artesãos.
Aí vindo para o contexto de Arapiraca Alagoas nos deparamos com uma riqueza sem tamanho do artesanato local,exposto na Praça Margarida Gonçalves ou como preferirem Praça do Artesanato,praça esta que ainda não conseguiu atingir seu objetivo,a valorização da cultura local,assim fazendo com que a população conheça e prestigie esses artesãos que lá expõem seus trabalhos.Isso é notado quando perguntamos aos amigos ou quaisquer pessoas do cotidiano se conhecem a citada praça,e nos surpreendemos quando 1 a cada 10 pessoas falam que conhecem a praça do artesanato.Aí eu deixo a pergunta:a quem interessa a ignorância cultural de um povo?Reflitam!
Fontes:http://www.eba.ufmg.br;wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário